Matemático do Mês de Setembro - Girolamo Cardano


Girolamo Cardano nasceu em Pavia, na Lombardia, a 24 de Setembro de 1501. Cardano era filho ilegítimo (legitimado em 1524) de Clara Micheri e do jurista e doutor matemático milanês Fazio, amigo de Leonardo da Vinci.
Cresceu em meio a maus tratos, doenças e muitas infelicidades; apesar disso, mostrou uma extraordinária precocidade para os estudos: era já célebre como astrólogo e mago, antes de ter dado provas da sua invulgar aptidão para o estudo das ciências naturais e da matemática.
Em 1526, depois de ter obtido o título de doutor em Medicina na Universidade de Pádua, começou imediatamente a exercer a sua atividade de médico em Siccolongo e, mais tarde, em Pádua. Ainda em 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Luca Pacioli.2 A obra de Cardano, contudo, só veio a ser publicada em 1663.3 Cardano relata em sua autobiografia, De Propria Vita que era viciado em jogos. Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.4 Em 1534 obteve a cadeira de matemática em Milão, mas continuou a estudar medicina, misturada com práticas de astrologia e de magia. A sua cultura enciclopédica e a sua poderosa inteligência, permitiram-lhe escrever sobre os assuntos mais diversos.
Cardano apercebendo-se do que Niccolò Tartaglia conhecia a regra de resolução das equações de 3ºgrau, conseguiu ser dela informado sob a promessa formal de a não divulgar. Quando se apercebeu de que o bolonhês Scipione del Ferro tinha já anteriormente descoberto a fórmula, considerou-se desligado do juramento, divulgando então a descoberta na obra Grande Arte ou as Regras Algébricas. Com este incidente ganhou em Tartaglia um inimigo mortal, cujos escritos muito contribuíram para espalhar a lenda de um Cardano desonesto e corrompido.
Em 1560 um golpe terrível atingiu-o: o filho mais velho, acusado de ter matado a mulher, foi executado em Pavia. Em 1570 o tribunal de Inquisição encarcerou-o sobre a acusação de ter tirado o horóscopo de Jesus Cristo, sendo libertado, foi todavia impedido de fazer conferências.Em 1571 estabeleceu-se em Roma, entrou nas boas graças do Papa e obtevedele uma renda vitalícia que conservou até à morte. Geronimo Cardano faleceu em Roma a 21 de Setembro de 157
Girolamo Cardano descobriu o princípio da junta universal, um acoplamento que permite movimento angular em todas as direções e a transmissão do movimento rotatório. A primeira aplicação prática dessa ideia, entretanto, foi feita por Robert Hooke, um filósofo experimental inglês do século XVII. O desenho de Hooke era tão eficiente e confiável, que Clarence Spicer permaneceu fiel a seus princípios essenciais quando desenhou sua própria junta, mais de duzentos anos depois.
No princípio, a junta tinha um uso limitado. Em 1675, Isaac Newton idealizou uma junta universal sobre a qual pudesse montar seu telescópio. Outras aplicações iniciais incluíam pedestais para bússola e armas de fogo, carretel de broca e alguns maquinários agrícolas. Entretanto, apenas com o advento do motor de combustão interna e o crescimento da indústria automobilística e com a patente de Spicer é que a junta universal atingiu a verdadeira maioridade.
Obras de Cardano
Na Biblioteca Apostólica Vaticana e na Biblioteca do Congresso Americano há, provavelmente, o maior acervo das obras de Cardano, seguem abaixo alguns itens a título de ilustração.
·        Cardano, Girolamo … Genitvrarvm exemplar. Lugduni, apud Theobaldum Paganum, 1555.
·        Cardano, Girolamo … In Cl. Ptolomaei Pelusiensis IIII de astrorum iudicijs, Lugduni, apud Theobaldum Paganum, 1555.
·        Cardano, Girolamo … in Cl. Ptolomaei De astrorum iudicii, Basileae, ex officina Henricpetrina [1578].
·        Cardano, Girolamo … In septem aphorismorum Hippocratis particulas commentaria… Basileae, per Henricum Petri, 1564.
·        Cardano, Girolamo … Liber de immortalitate animorvm. Lvgdvni, apud Seb. Gryphivm, 1545.
·        Cardano, Girolamo … Liber de providentia ex anni costitvtione … Bononiae, apud Alexandrum Benaccium, 1563.
·        Cardano, Girolamo … Practica arithmetice, & mensurandi singularis … [Mediolani, Io. Antonius Castellioneus imprimebat, impensis Bernardini Calusci, 1539].
·        Cardano, Girolamo, Somniorvm synesiorvm omnis generis insomnia explicantes, libri IIII. Per Hieronymvm Cardanvm … Basileae, per Henricum Petri [1562].
·        Cardano, Girolamo … Opera omnia: Lvgdvni, sumptibus Ioannis Antonii Hvgvetan, & Marci Antonii Ravavd, 1663.
·        Cardano, Girolamo … Ars cvrandi parva, Basileae, ex officina Henricpetrina [1566]
·        Cardano, Girolamo … De propria vita liber, Parisiis, apud Iacobvm Villery, 1643.

Obras sobre Cardano

MARTÍN CASALDERREY, Francisco. Cardano y Tartaglia: las matemáticas en el Renacimiento Italiano.Ed. Nivola. (Matematica en sus personajes)
·        Girolamo Cardano : Milano : F. Angeli, c1999.
·        Gerolamo Cardano nel suo tempo (1 : 2001 : Somma Lombardo) Gerolamo Sardo nel suo tempo : Pavia : Cardano, 2003.
·        Gerolamo Cardano nel quinto centenario della nascita. Pavia : Cardano, 2001. 145 p.

Referências

  •  Westfall, Richard S.. Cardano, Girolamo The Galileo Project. rice.edu. Página visitada em 2012-07-19. 
  •  Início da matematização das probabilidades. Página visitada em 31-01-2012.
  •  Packel, Edward W. The Mathematics of Games and Gambling. Washington, D.C.: The Mathematical Association of America, 1981. 141 pp. p. 1-11. vol. 28. ISBN 0-88385-628-X
  • Hazzan, Samuel (autor do livro); Domingues, Hygino H.(autor da leitura). Fundamentos de matemática Elementar: combinatória, probabilidade.. 6ª ed. São Paulo: Atual Editora. 174 pp. p. 56-57. 10 vol. vol. 5. ISBN 85-7056-047-8

Comentários

Postagens mais visitadas