POSSIBILIDADES: DIAGRAMA DE ÁRVORES

Durante a formação do Gestar II de matemática foi possível realizar várias atividades sobre possibilidades . O diagrama abaixo nos mostra as possibilidades geradas ao aplicarmos o princípio multiplicativo, veja a seguinte situação que pode ser aplicada a partir do 6° ano do ensino fundamental.
1 - Temos dois tipos de calça: lisa e estampada; dois tipos de blusa: de manga comprida e de manga curta; e dois pares de sapato: um marrom e um preto. Vamos escolher uma calça, uma blusa e um par de sapatos.Quantas escolhas diferentes podemos fazer?
image
Podemos fazer 8 escolhas diferentes.
2- Construa um diagrama de árvore para representar a seguinte situação:
a) Temos que montar um cardápio para o almoço. Podemos escolher um entre três tipos de carnes: ave, peixe ou boi. Também temos quatro tipos de raízes e queremos usar apenas uma: batata, cenoura, beterraba ou inhame. Além disso, temos três tipos de verduras, dentre as quais vamos escolher uma: agrião, couve ou espinafre.
b) Use cores diferentes para montar onde estão representadas as possibilidades
1. peixe, beterraba, couve
2. ave, beterraba, agrião
3. boi, batata, espinafre
Fonte: Programa Gestão de Aprendizagem Escolar-Gestar II – Matemática: Caderno de Teoria e Prática 5 – TP5 diversidade cultural e meio ambiente: de estratégias de contagem às propriedades geométricas. Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas