Matemática na astronomia - Estamos sozinhos no universo?
por: Gustavo Paiva Aires
Ainda não é possível afirmar se existe ou não, vida fora da terra
Os primórdios da matemática na astronomia nos levam aos estudos feitos por Johannes Kepler (1571 – 1630) notável astrônomo, astrólogo e matemático alemão que baseado na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico comprovou que os planetas giram em torno do sol descrevendo uma forma elíptica. A excentricidade foi calculada através da seguinte expressão:
e= 2c/2ª = c/a
A matemática permitiu que a astronomia se desenvolvesse rapidamente, todo esse progresso fez com que uma das perguntas mais enigmáticas da história da humanidade ganhasse mais força, afinal de contas estamos sozinhos no universo? Essa pergunta, segundo muito cientistas está muito próxima de ser respondida de maneira afirmativa.
Estamos no rumo certo?
O aperfeiçoamento dos métodos de observação espaciais levam os cientistas acreditarem que estão muito próximos de encontrarem formas, ainda que rudimentares de vida, a dificuldade em coletar materiais em outros planetas e analisa-los de forma concisa, segue como um obstáculo para novos avanços nessa área, mas é indiscutível ao calcular as dimensões do universo pensar que estamos sozinhos no universo, contato com civilizações inteligentes seriam difíceis até pelos rumos evolucionários que cada espécie toma, mas é iminente a descoberta de formas de vida ao menos microscópicas com o avanço dos equipamentos de pesquisa.
Já podemos provar que não estamos sozinhos?
A astronomia com auxílio da competência racional da matemática, permitiu que um leque de teorias fossem levantadas, a existência de água em marte parece ser o pontapé inicial para descobertas mais reveladoras, isso já é um passo gigantesco para o descobrimento de outras formas de vida, a maioria dos cientistas busca formas de vida microbiana em outros planetas, porém existe um grupo pequeno de cientistas que buscam formas de vida inteligente de maneira muito mais científica que meras fotos de supostos óvnis. Dependendo dos desdobramentos dessas pesquisas, podemos mudar drasticamente nosso modo de enxergar o mundo.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47578/matematica-na-astronomia-estamos-sozinhos-no-universo
Comentários
Postar um comentário