Estudo de Piano Melhora Habilidade para Matemática nas Crianças

 
Sobre Corpo e a Mente Humanas — 4 de julho de 2012 12:51 am
Alunos da 95ª Street School de Los Angeles, estão demonstrando a forte ligação entre música e matemática, elevando consideravelmente seus progressos no aprendizado ao terem aulas de piano. Um estudo na edição de Março de 1999 da revista Neurological Research, mostra que após aprender sobre valores de notas musicais correspondentes a um-oitavo, um-quarto, meia e notas inteiras, alunos da segunda e terceira séries obtiveram notas 100 por cento maiores que seus colegas que aprenderam frações pelos métodos tradicionais. – Pesquisadores da Universidade da Califórnia – Irvine, que conduziram os estudos, legaram os seus próprios testes para avaliação de um programa que eles desenvolveram incorporando aulas de piano com um jogo de matemática por computador.
Apesar do programa ainda ter que ser amplamente testado através da utilização de parâmetros nacionais de avaliação, aparentemente, ele é o primeiro a testar teorias de longo prazo sôbre a ligação música-matemática em salas de aula.
Pesquisadores acham que o jogo que requer que o usuário combine formas com orifícios irregulares, ajuda os alunos a visualizarem conceitos abstratos de matemática, e as aulas de piano, ajudam a ouvi-los e senti-los. – Os alunos da 95ª Street School estão aprendendo “raciocínio espacial temporal”, que é a habilidade de fixar e manipular uma imagem mentalmente sem tê-la materializada à frente. Além disso, os jogos e as aulas de piano os ensinam “raciocínio proporcional,” que é a habilidade de resolver problemas como o de que três-oitavos é maior que meio sem ter que usar papel e lápis. – O raciocínio espacial temporal e o raciocínio proporcional são cruciais para entender cálculo e geometria, assim como também química, física, medicina e outras ciências. Estudos recentes têm mostrado que os estudantes americanos têm extrema deficiência nestas habilidades; alunos americanos de oitava série ficaram na 28ª posição num estudo mundial realizado em 1996 para avaliar a capacidade de compreensão matemática avançada. – Os pesquisadores da Universidade da Califórnia – Irvine selecionaram 136 alunos de segunda e terceira séries da 95ª Street School porque a esmagadora maioria vêm de famílias de baixa renda. Num teste padrão realizado recentemente, os alunos de segunda série alcançaram 27 percentuais em matemática. – O programa música-matemática complementa a instrução existente. Os alunos têm aulas de piano e jogam no computador duas vezes por semana. – Alguns alunos participam apenas da parte do jogo de matemática. Os alunos que aprenderam piano e jogaram o jogo de matemática obtiveram pontuação 27 por cento maior em frações do que os que trabalharam apenas com o jogo do computador. Os alunos que fizeram tudo (0 piano e jogo de matemática) obtiveram pontuação 100 por cento maior em frações que os alunos que aprenderam apenas pelos métodos tradicionais.
Resultados reforçam a relação de causa e efeito entre música e inteligência
Descobertas publicadas na edição de Fevereiro de 1977 da revista Neurological Research mostraram crianças que receberam aulas de piano/teclado alcançando resultados 34 por cento maiores em testes que mediam a capacidade de raciocínio espacial-temporal do que crianças que não tiveram tais aulas. Essas descobertas indicam que a música por si só aumenta as funções cerebrais exigidas em matemática, xadrez, ciências e engenharia. – O aprendizado musical, especificamente o estudo de piano, é de longe superior ao aprendizado de computação ao aumentar extraordinariamente a capacidade de raciocínio abstrato nas crianças, necessário para o aprendizado de matemática e ciência. As implicações tanto deste quanto de estudos futuros podem mudar a maneira como os educadores vêem o âmago do curriculum escolar, particularmente porque estudar música nutre o intelecto proporcionando ganhos a longo prazo.

Fonte: Publicado originalmente em http://www.esquinadamusica.mus.br

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